| 02/04/2003 15h55min
Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta, dia 2, que suas tropas haviam destruído uma das seis divisões da Guarda Republicana, a tropa de elite que defende a capital iraquiana, e que haviam causado sérios danos a duas outras.
– Nossas forças terrestres iniciaram um ataque de dois corpos para destruir as posições da Guarda Republicana defendendo Bagdá. A 1ª Força Expedicionária dos Fuzileiros Navais atacou a Divisão Bagdá perto da cidade de Kut – disse o general de brigada Vincent Brooks.
– A Divisão Bagdá foi destruída – afirmou Brooks, diretor assistente de operações no Comando Central, responsável pela conduta da guerra, em uma sessão de informações no quartel-general norte-americano no Catar.
Um porta-voz das Forças Armadas iraquianas classificou as informações de Brooks como "infundadas", dizendo que a Divisão Bagdá estava "no comando da situação, e desfruta de alto moral para combater o inimigo e destrui-lo".
Brooks disse que os Fuzileiros Navais haviam cruzado o Rio Tigre em Kut, 170 quilômetros a sudeste da capital iraquiana, e que as tropas dos EUA tinham enfrentado igualmente duas outras unidades de elite da Guarda Republicana, em Kerbala, mais a oeste.
–O 5º Corpo atacou contra uma força combinada das divisões Medina e Nabucodonossor, ambas da Guarda Republicana. Os ataques foram efetivos, e as ações continuam, perto de Kerbala, nesse caso – disse ele.
Cada uma das seis divisões da Guarda Republicana iraquiana posicionadas para a defesa de Bagdá tem 12 mil homens, a pleno efetivo. A divisão Bagdá, mecanizada, teria também cerca de 450 tanques e veículos blindados.
Quando perguntado sobre o significado de "destruída", Brooks respondeu que "significa que a unidade não é mais efetiva na condução de operações de combate como uma força coesa".
Sem fornecer detalhes sobre baixas, ele disse que "é prematuro caracterizar as condições atuais das demais divisões, além de dizer que estão em sérias dificuldades e continuam em contato com a força mais poderosa do mundo".
Forças especiais norte-americanas tomaram uma represa em Haditha, a noroeste de Bagdá, que segundo Brooks poderia ter sido usada para inundar o Eufrates na direção de Bagdá, especialmente na área de Kerbala. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.